Notícias

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária publicou na sexta-feira (6/1) a Resolução – RE 57 para determinar a retirada do mercado de todos os produtos da empresa MICROFARMA INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA., especialmente a pomada CASSU BRAIDS CASSULINHA CABELOS, fabricada pela empresa MICROFARMA e distribuída pelo INSTITUTO CASSULINHA CABELOS COMÉRCIO E SERVIÇOS LTDA.  

Entenda o caso

Segundo divulgado pela Agência, a suspensão da comercialização do produto teria sido determinada, em especial, pelos seguintes motivos:

  • a empresa fabricante está com CNPJ inapto junto à Receita Federal e com a licença sanitária cancelada desde 2018. ; e
  • devido aos casos de eventos adversos relacionados ao uso da pomada para modelar e trançar cabelos, encaminhados pelo órgão de vigilância sanitária do município do Rio de Janeiro

Ainda, de acordo com o divulgado, há relatos de que a utilização desses produtos causaram reações como:

  • irritação ocular;
  • pálpebras inchadas;
  • dor nos olhos; e
  • dificuldade de enxergar.    

Alerta n. 07 – Anvisa: Cegueira Temporária

Em 2022, a Anvisa já havia publicado o Alerta n. 07, relacionado a esse tipo de cosmético, já que vinham recebendo informações sobre relatos de casos de efeitos indesejáveis supostamente ocasionados por esse tipo de cosmético.

Conforme alertado à época, esses produtos para trançar/modelar os cabelos regularmente entram em contato com o couro cabeludo, mas também podem entrar em contato com outras áreas do corpo. Os relatos de casos de efeitos indesejáveis notificados à Anvisa apresentaram, por exemplo, cegueira temporária (perda temporária da visão), forte ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça. Um dos casos, segundo diagnóstico médico, o paciente apresentou lesão grave nos olhos.

Orientações da Anvisa

  • Consumidor que adquiriu o produto para utilização pessoal: caso você tenha adquirido a pomada CASSU BRAIDS CASSULINHA CABELOS, a Anvisa orienta que não faça uso do produto e entre em contato com a empresa para verificar a forma de devolução, uma vez que a fabricante deverá recolher todos os produtos disponibilizados no mercado;
  • Estabelecimentos que tenham o produto para uso em seus clientes: devem suspender sua utilização imediatamente;
  • Quem fez uso recente da pomada: deve observar o cuidado ao lavar os cabelos, para que o produto não entre em contato com os olhos. Em caso de qualquer efeito adverso, a Anvisa orienta que procure imediatamente o serviço de saúde mais próximo a você;
  • Quem tiver em sua residência ou estabelecimento outros produtos fabricados pela MICROFARMA INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA., CNPJ 68.722.743/0001-09: a recomendação é de que entre em contato com a empresa para verificar a forma de devolução, uma vez que a empresa deverá recolher todos os produtos disponibilizados no mercado.    

*Fonte: Ministério da Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *